Modalidades e tipos do processo licitatório são destacados durante oficina Interlegis

Os princípios aplicáveis ao processo licitatório, as modalidades e tipos das licitações entre outros temas foram abordados na tarde desta segunda-feira, 13, durante a Oficina Interlegis- Licitações e Contratos, realizada por meio da parceria entre a Câmara de Palmas e o Senado Federal. Servidores do legislativo palmense e de outros 16 municípios tocantinenses participam do evento que se estende até esta terça-feira, 14.

Durante o curso, o palestrante, Felipe Guimarães Côrtes, que é presidente da Comissão Permanente de Licitações do Senado Federal, explicou as diferenças de cada modalidade que pode ser adotada em licitações em órgãos públicos, como a concorrência, a tomada de preços, convite, pregão presencial e eletrônico entre outros.

“A ideia da oficina é desmistificar o tema. Tratamos de forma mais acessível, abordando desde a parte mais básica. Temos uma turma bem heterogênea, pessoas que não tem conhecimento da área, pessoas de comissões e pregoeiros, vereadores e tem sido bem rico nesse sentido. Esse conhecimento é bom pra quem já trabalha na área, pois recicla, traz novas ideias e soluções, para quem não trabalha e deseja conhecer mais é interessante também. Esse conhecimento é importante para o dia a dia, para ter mais segurança e eficácia no trabalho, mais transparência e melhor resultado para a administração pública”, avaliou Felipe Guimarães.

Para o presidente da Câmara de Palmas, vereador Folha (PSD) é um momento de aprendizado, “percebemos a necessidade de aperfeiçoar o nosso servidor e abrimos vagas a todas as câmaras do interior, para que, assim como nós, elas também possam se modernizar através do Interlegis”, frisou.

O pregoeiro e presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Talismã, Alexandre Carrijo destacou como positiva a oportunidade de participar da oficina. “A oficina é muito importante para todas as comissões de licitação das Câmaras. Muitas pessoas estão tendo o primeiro contato com o assunto e essa oportunidade é muito importante por trazer esse esclarecimento e conhecimento. Um curso de licitação hoje é muito caro, nem todos têm condições de fazer. É Importante para adquirir mais conhecimentos, precisamos estarmos esclarecidos sobre esse tema que é primordial”, enfatizou.

13/11/17