Notícias

Na Câmara de Palmas, alunos do CEM Castro Alves aprendem sobre o funcionamento do legislativo

Com o objetivo de conhecer as políticas públicas voltadas para a população idosa da Capital, alunos do segundo ano do Centro de Ensino Médio Castro Alves (CEM Castro Alves) fizeram uma visita à Câmara de Palmas na manhã desta quarta-feira, 4. Além de conhecer o parlamento, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento do legislativo municipal e tiraram dúvidas sobre o processo de criação de leis.

A professora da turma, Rosemari Oliveira, explicou que os alunos estão desenvolvendo um projeto que visa a troca de experiências entre jovens e idosos. “São os próprios estudantes que vão desenvolver esse projeto. Nós vamos orientar e dar o apoio necessário, mas essa busca é deles. Eles que vão levar essas experiências para a vida dentro e fora da escola”, salientou.

O presidente da Casa, José do Lago Folha Filho (PSD), destacou o trabalho realizado pelos vereadores na fiscalização do orçamento e na criação de projetos de lei que visam benefícios para a população. “Apesar do Estatuto do Idoso e das leis criadas pelo Estado e pelo Governo Federal, o município também busca mecanismos para melhorar a vida do idoso”, explicou.

Entre os projetos de lei destacados na visita, está o que prevê a redução da carga horária dos servidores públicos municipais que cuidam de pais idosos, de autoria da vereadora Vanda Monteiro (PSL). “Muitos servidores não têm condições financeiras para contratar um cuidador. Então são eles próprios que cuidam dos pais, o que demanda tempo e dedicação”, enfatizou a parlamentar.

Proposta pedagógica

O crescente aumento da população idosa no país foi um dos motivos para a escolha do tema do projeto interdisciplinar, segundo a professora Rosemari. A proposta prevê ainda que os alunos compreendam a destinação de recursos do orçamento público e como ele está sendo executado. Os estudantes ouviram atentos as explicações feitas pelos vereadores.

“Acredito que essa visita foi muito interessante porque consegui tirar minhas dúvidas sobre a criação de projetos de lei. Fomos bem recebidos aqui na Câmara, as informações que passaram para a gente foram muito relevantes e com certeza contribuíram com meu aprendizado”, destacou o estudante Guilherme Martins de Souza.

Para a diretora do CEM Castro Alves, Maria do Carmo Ribeiro, projetos de lei como os desenvolvidos na Câmara são importantes para a comunidade. Ela agradeceu aos parlamentares pela recepção e falou sobre a importância do debate. “A gente agradece essa abertura, esse diálogo com os nossos jovens. Sonhamos com um processo escolar que permita que a nossa juventude saia da escola preparada para a vida”, pontuou.

Também participaram da visita os vereadores Gerson Alves (PSL), Etinho Nordeste (PTB), Filipe Martins (PSC), Tiago Andrino (PSB), Lúcio Campelo (PR), Léo Barbosa (SD), Laudecy Coimbra (SD), Vandim do Povo (PSDC), Jucelino (PTC), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB) e Professor Júnior Geo (PROS).
 

04/10/17