Notícias

Projeto de lei sugere instalação de caixas receptoras de medicamentos vencidos em farmácias

Para possibilitar a destinação adequada a medicamentos vencidos, está em tramitação na Câmara de Palmas projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de farmácias e drogarias disporem de receptores para a coleta desses medicamentos e insumos farmacêuticos.

Os medicamentos possuem substâncias que podem ser tóxicas após a sua decomposição. Quando descartados em locais inadequados, como lixo ou sistema de esgoto, os medicamentos contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais.

Autora do projeto, a vereadora Vanda Monteiro (PSL) destaca a importância da destinação correta desses produtos. “Pensando na saúde pública e no meio ambiente, apresentei o projeto de lei, pois, tendo locais adequados para o descarte de medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos correlatos, certamente estaremos preservando a saúde das pessoas”, ressaltou.

O gerente de uma drogaria na Capital, Manoel Alves Lima ressaltou que o projeto é viável. “Apesar de gerar um custo para a farmácia, já que pagamos pelo descarte do material utilizado ou vencido que temos, há a contrapartida social, já que vamos atender os nossos clientes e ainda, com a vinda das pessoas até a farmácia para o descarte, há a possibilidade de novas compras de medicamentos e outros produtos”, destacou.

Para a moradora da quadra 706 Sul, Angela Maria Bellini Resstel a medida é positiva. “As pilhas e baterias já tem local apropriado para descarte e os medicamentos também precisam ser descartados de forma correta. Eu costumo levar os medicamentos vencidos e os que ainda podem ser utilizados para o ponto de coleta no hospital”, informou.

Farmácia Solidária

Outra iniciativa que já foi aprovada na Casa de Leis é a solicitação para a implantação do Programa Farmácia Solidária, que possibilitaria à população doar medicamentos com prazo de validade em dia e em embalagens originais, para utilização por outras pessoas, por meio apresentação de receita.
 

01/09/17