Notícias

Projeto de lei obriga novos loteamentos em Palmas a implantar iluminação pública com uso de lâmpadas de LED

Com o objetivo de proporcionar meios mais econômicos e sustentáveis no uso de energia elétrica na iluminação pública da capital, o vereador Marilon Barbosa (PSB), apresentou na sessão desta quinta-feira, 24, um projeto de Lei, que torna obrigatório o uso de lâmpadas de LED (diodo emissor de luz) na rede de iluminação pública em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários, no município de Palmas.

O parlamentar ressaltou que a prefeitura de Palmas já está realizando um projeto de troca das lâmpadas incandescentes e florescentes do sistema de iluminação pública, por lâmpadas de LED, “portanto, os novos loteamentos que venham a ser criados com a devida autorização do poder público, devem adotar o mesmo sistema da prefeitura, para evitarmos que futuramente, o município tenha que gastar recursos para fazer a troca dessas lâmpadas, disse Marilon Barbosa.

Uma lâmpada LED é capaz de gerar economia significativa se comparada a outras de processo de fabricação diferente. Enquanto os demais modelos lâmpadas desperdiçam entre 80% a 90% da energia que produzem, por meio de perda na produção de luminosidade, as lâmpadas LED convertem mais de 90% (noventa por cento) da energia que utilizam em iluminação.

O projeto apresentado segue agora para as comissões da Câmara onde será analisada a constitucionalidade da propositura. (Ascom do Vereador).
 

24/08/17